Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário

Nossa Senhora da Piedade

Arquidiocese de Sant'Anna de Botucatu - Lençóis Paulista SP

Exercícios Espirituais de Santo Inácio podem melhorar a saúde física

Exercícios Espirituais de Santo Inácio podem melhorar a saúde física

Os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola podem melhorar a saúde, é o que descobriram pesquisadores do Instituto Marcus de Saúde Integrativa da Universidade Thomas Jefferson ao analisar as respostas cerebrais dos participantes de um retiro.

Imagem relacionada
Os resultados do estudo foram publicados no documento ‘Religion, Brain and Behaviour’ (Religião, Cérebro e Comportamento). A experiência contou com 14 participantes com idade entre 24 e 76 anos.De acordo com o Dr. Andrew Newberg, diretor da pesquisa, “dado que a serotonina e a dopamina são parte da recompensa e sistemas emocionais do cérebro, nos ajuda a entender por que estas práticas resultam em experiências emocionais poderosas e positivas”.

“Nosso estudo mostrou mudanças significativas nos transportadores de dopamina e serotonina após o retiro de sete dias, o que poderia ajudar aos participantes nas experiências espirituais que descreveram”, ressaltou.

Conhecida como responsável por causar prazer, a dopamina está envolvida em uma ampla gama de funções cerebrais, desde o controle da atenção até o movimento. Já a serotonina está envolvida na regulação emocional e no estado de ânimo.

As pessoas que participaram do retiro passaram a maior parte dos dias em silêncio, orando e refletindo. Ao retornar à vida cotidiana, essas pessoas tiveram melhoras notáveis em sua saúde física.

Apesar do resultado da pesquisa ser satisfatório, o Dr. Newberg explicou que a equipe ainda quer saber quais aspectos do retiro causaram as mudanças nos sistemas neurotransmissores e se diferentes retiros produziriam resultados diferentes. “Esperemos que estudos futuros possam responder a estas perguntas, concluiu. (EPC)

https://www.gaudiumpress.org/content/

Deixe um comentário