Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário

Nossa Senhora da Piedade

Arquidiocese de Sant'Anna de Botucatu - Lençóis Paulista SP

Inauguração da casa ‘Acolhe Mãe Piedade’

Inauguração da casa ‘Acolhe Mãe Piedade’

CIDADANIA E SOLIDARIEDADE | Inauguração do ‘Acolhe Mãe Piedade’

O prefeito Anderson Prado e o secretário de Assistência Social Ney Góes inauguraram na manhã desta sexta-feira, dia 29 de julho, o Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade, que tem por objetivo prestar atendimento mais humanizado aos moradores em situação de rua da cidade. O investimento na adequação do imóvel, que foi cedido pelo Santuário Nossa Senhora da Piedade, e na compra de móveis e equipamentos foi de R$ 155 mil. O custo mensal para manutenção do serviço deve girar em torno de R$ 30 mil.

A cerimônia contou a presença do vereador e presidente da Câmara, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, do líder do Governo no Poder Legislativo, Aílton Tipó Laurindo, do monsenhor Carlos José de Oliveira, pároco do Santuário Nossa Senhora da Piedade, pastor José Ilton de Lima, presidente do Conselho de Pastores de Lençóis Paulista, além de integrantes de clubes de serviços, entidades, vereadores e secretários municipais. Os presidentes do Lions Clube, Adão Blanco, do Rotary Club Cidade do Livro, Adriana Maria Lini e do Rotary Club, Marcelo Maganha, entregaram cheques simbólicos de valores que essas entidades doaram ao programa municipal.

“Eu estou muito feliz de poder inaugurar o Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade, porque ele vai permitir que a gente devolva a dignidade a essas pessoas que muitas vezes são invisíveis para nossa sociedade, que são os moradores em situação de rua. E esse trabalho só é possível porque ele está sendo abraçado por entidades e igrejas, pessoas valiosas que estão contribuindo para essa inauguração. E, para a comunidade, eu digo: dê amor, não dê esmola. Sei que as pessoas dão dinheiro, oferecem comida de bom coração para essas pessoas, mas isso não contribui para que elas mudem de vida. Essas pessoas caridosas, igrejas, entidades, podem continuar fazendo suas doações, mas agora para o lugar certo, que é o Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O Programa Acolhe Mais tem capacidade para atender até 50 pessoas, de ambos os sexos, inclusive núcleos familiares que porventura entejam vivendo em situação de rua. O local conta com recepção, dormitórios feminino e masculino, banheiros, refeitório, sala multiúso, sala para atendimento psicossocial e, inclusive, um canil com capacidade para atender até 15 animais. “Durante as abordagem feitas pelas nossas assistentes sociais, muitos moradores em situação de rua informaram que não viriam para um lugar se não pudessem levar seu animal de estimação, que muitas vezes é o único vínculo afetivo que essas pessoas possuem.

Então, sensíveis a esse problema, resolvemos fazer aqui um canil que poderá abrigar esses animais”, declarou o sociólogo e secretário Ney Góes.A diferença entre o Programa Acolhe Mais e outros programas de cidades da região, como os Albergues, é que além do pernoite, da alimentação e os cuidados com higiene, comum nesses serviços, o Programa Acolhe Mais vai trabalhar a reinserção social do usuário. A partir do acolhimento será construído junto com equipe técnica do CREAS um plano individual de atendimento para que eles consigam mudar de vida, entrar no mercado de trabalho e, principalmente, desenvolver autonomia e protagonismo para atingir a emancipação.

No processo de acompanhamento, os cidadãos que estiverem no Programa receberão atendimento social, psicológico, de saúde, terapêutico ocupacional e acompanhamento familiar, com enfoque no fortalecimento e reconstrução dos vínculos. Também terão acesso a oficinas e cursos de capacitação e a inclusão em programas e benefícios sociais.

“A importância da criação do Acolhe Mais Mãe da Piedade está no fato de que agora poderemos oferecer um serviço de acolhimento complementar ao trabalho de abordagem social realizado pelo CREAS. Antes, recebíamos as denúncias de moradores em situação de rua, fazíamos a abordagem, mas não tínhamos na cidade um local acolhê-los e fazer o trabalho psicossocial necessário com essas pessoas. A partir de agora, teremos um local para realizar as ações junto a essa população, envolvendo outras secretarias, como Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e o Centro Municipal de Formação Profissional”, completou Ney Góes.

O IMÓVEL

O imóvel pertence ao Santuário Nossa Senhora da Piedade e foi cedido à Prefeitura Municipal para abrigar o Acolhe Mais Mãe da Piedade. O monsenhor Carlos José de Oliveira parabenizou a Administração Municipal por se preocupar com essa causa tão nobre. “A alegria toma conta do meu ser e, tenho certeza, que este também e o sentimento do Conselho Paroquial, ao ver que o senhor prefeito, com seus assessores, o secretário Ney Góes, e também os outros secretários, estão retomando esse sonho, que na verdade é o desejo de Deus, que é o de ver seus filhos em dificuldade sendo acolhidos, amparados. Nossa gratidão a Deus e ao Governo Municipal, que vendo essa necessidade tomou a frente e irá acolher aqui, neste local, tantos irmãos e irmãs necessitados”, declarou o monsenhor.

https://www.facebook.com/groups/892192990896209/permalink/1683381118444055/
https://www.facebook.com/PrefeituraLencoisPaulista

Deixe um comentário