Santuário ganha novo pároco amanhã

Nascido e criado em Lençóis Paulista, Padre Adauto Martins ficará no lugar de Monsenhor Carlos José de Oliveira

VOCAÇÃO – Nascido e criado em Lençóis Paulista, Padre Adauto

foi escolhido para substituir o Monsenhor Carlos no Santuário

Vocação! É essa a palavra que define a vida de Adauto José Martins, padre que assume na noite deste domingo (10) o Santuário Nossa Senhora da Piedade, paróquia-mãe de Lençóis Paulista. Nascido e criado no município, ele foi o escolhido para substituir o Monsenhor Carlos José de Oliveira, que no final do ano passado foi nomeado bispo da diocese de Apucarana, no Paraná, e deixará a cidade em março, após ficar 22 anos à frente da comunidade católica local.

Padre Adauto, atualmente com 45 anos de idade, será o primeiro lençoense a comandar uma das seis paróquias da cidade. Ordenado no dia 25 de janeiro de 2008, ele retorna para sua terra natal depois de passar 10 anos na Paróquia Nossa Senhora Consolata, em São Manuel, na qual chegou no dia 8 de fevereiro de 2009, quando ela foi oficialmente criada, e permaneceu até nessa sexta-feira (8), quando se despediu dos fiéis exatamente após uma década.

Terceiro filho de uma família de seis irmãos, fruto do casamento de ‘seo’ Antonio Victor Martins, hoje com 84 anos, e dona Alzira Anholeto Martins, já falecida, Padre Adauto viu a vocação para a vida religiosa começar a aflorar desde cedo, ainda na infância. Criado em um ambiente muito católico e levado sempre às missas pelos pais, ele se recorda que, muitas vezes, a criação que teve influenciava até nos temas das brincadeiras que tinha com as irmãs mais velhas.

“Frequentei a igreja desde pequeno, sempre participando das atividades da paróquia. Às vezes, quando voltava da missa com meus pais, eu pegava o folheto que trazia de lá, colocava uma camiseta grande para imitar a batina e celebrava a missa para minhas irmãs, que ficavam sentadas na cama da minha mãe. Eu fazia a parte do padre e ficava bravo quando elas não respondiam a parte dos fiéis. A comunhão era feita com aquelas bolachas Maria, que eram redondinhas como as hóstias”, comenta o padre, que lembra de outras histórias.

“Cresci vendo minha mãe sempre indo rezar o Terço na casa dos vizinhos. Na época do Natal, quando eu ainda nem sabia manusear direito a Bíblia por conta da idade, eu procurava as partes que falavam do nascimento de Jesus e ia de casa em casa para preparar a novena de Natal. Minha vocação foi surgindo assim”, relata Padre Adauto, que um tempo depois de concluir o Ensino Médio decidiu que definitivamente queria seguir a vida religiosa.

Ingressou no Seminário São José, em Botucatu, no dia 30 de janeiro de 2000. Nos anos seguintes, entre passagens por Marília, Avaré e Iaras, concluiu as faculdades de Teologia e Filosofia. Foi ordenado padre no dia 25 de janeiro de 2008, em cerimônia realizada no próprio Santuário Nossa Senhora da Piedade, onde ficou por um ano como vigário do Monsenhor Carlos, antes de ser escolhido para assumir a então recém-criada Paróquia Nossa Senhora Consolata, em São Manuel.

Neste domingo (10), uma cerimônia marcada para às 18h30, com a presença do arcebispo da arquidiocese de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, e do futuro bispo de Apucarana, Monsenhor Carlos José de Oliveira, Padre Adauto será oficialmente empossado como pároco do Santuário, mesmo templo religioso em que foi iniciado no sacerdócio, há 11 anos. Sobre o momento, ele revela que sente uma mistura de emoções e sensações.

“Nunca passou pela minha cabeça que um dia isso pudesse acontecer. Foi uma grande surpresa que me trouxe um misto de tristeza e alegria. Tristeza por deixar a Paróquia Nossa Senhora da Consolata, onde eu tinha vários projetos; e alegria por voltar para continuar minha missão em Lençóis, minha cidade. Venho com o coração aberto para acolher a todos e também já me sinto acolhido pela comunidade. Chego para somar com os outros padres da cidade e continuar evangelizando. Também gostaria de agradecer ao Monsenhor Carlos, que fez parte da minha trajetória até aqui e me ensinou muito. Desejo que Deus o abençoe. Apucarana está ganhando um grande pastor”, finaliza Padre Adauto.

Elton Laud